Precisamos Falar Sobre Feminismo e Estupro

16.10.16


Há pouco mais de um mês, o DATAFOLHA publicou uma pesquisa mostrando que um terço dos brasileiros culpam as mulheres pelo estupro. 42% dos homens e 32% das mulheres concordam que "MULHERES QUE SE DÃO AO RESPEITO NÃO SÃO ESTUPRADAS".

Infelizmente a cultura do estupro é uma realidade, eles tentam colocar a culpa nas roupas, no local, no comportamento e nas vítimas e esquecem que o único culpado é o estuprador. Porque não importa com que roupa ou em que lugar a vítima esteja, basta ter um estuprador por perto para que o estupro aconteça.

Selecionamos casos de estupro que mostram que não importa a idade, nem as roupas,  muito menos o comportamento, nós mulheres somos estupradas em qualquer lugar seja dentro de um confessionário da igreja ou na saída da balada.

Precisamos falar sobre o feminismo pelas mulheres que são abusadas nos grupos de igrejas, nas missas, nos cultos. Pelas que ficam caladas por medo e vergonha. Pelas que denunciam, mas ninguém acredita.





Precisamos falar sobre feminismo pelas mulheres que são violentadas dentro de casa pelo vizinho, pelos tios, pelos amigos do papai, pelos primos. Pelas que calam por medo e vergonha. Pelas que denunciam, mas ninguém acredita.







Precisamos falar sobre feminismo pelas estudantes que são assediadas por professores, funcionários e coleguinhas. Pelas que calam por medo e vergonha. Pelas que denunciam, mas ninguém acredita.









Precisamos falar sobre feminismo, pelas mulheres que são violentadas por uma simples consulta ao médico, pelas que são violentadas pelos seus parceiros de trabalho. Pelas que calam por medo e vergonha. Pelas que denunciam, mas ninguém acredita.






PRECISAMOS DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS

Por que se resolvermos sair para beber com nossas amigas,  automaticamente estaremos “criando uma situação favorável para algum macho-alfa nos violentar”.

Precisamos falar sobre feminismo pelas trabalhadoras que são assediadas pelos seus chefes e companheiros de trabalho. Pelas que calam por medo e vergonha. Pelas que denunciam, mas ninguém acredita.

Precisamos falar sobre feminismo pelas meninas que são estupradas por 1, 2,  e 30 homens. Pelas que calam por medo e vergonha. Pelas que denunciam, mas ninguém acredita.

Precisamos falar sobre feminismo pelas meninas que usam roupas curtas e decotadas e são julgadas como VADIAS, SEM FUTURO...

Precisamos falar sobre Feminismo por vários motivos. Mas principalmente porque ainda vivemos em uma sociedade patriarcal e opressora e que  culpaliza a vítima em casos de estupro como podemos verificar na pesquisa do DATAFOLHA.

Queríamos acreditar nisso, muito mesmo! É sério. Por que se um terço dos brasileiros estivesse correto, nós mulheres só precisaríamos colocar uma calça jeans e uma camiseta e pronto. Poderíamos sair da faculdade tarde da noite e não correríamos o risco de ser estupradas. Poderíamos fazer tantas coisas, andar sozinha na rua independente da iluminação e da hora. Estaríamos protegidas de qualquer possibilidade de estupro uma vez que estaríamos vestidas adequadamente como uma mulher que “se dá ao respeito”.

Poderíamos acreditar nesse mundinho que está na cabeça de um terço dos brasileiros. Mas infelizmente conhecemos a realidade da violência contra mulher, não só porque lemos sobre, mas principalmente por que somos MULHERES e como tal sofremos dessa violência. Porque sabemos que independente da roupa, sempre correremos o risco de sermos estupradas ou sofrermos alguma violência.

Enquanto UM TERÇO da população acha que a culpa é da vitima, os estupradores estão livre e cometendo mais estupros.

Pelo resultado da pesquisa do DATAFOLHA precisamos continuar falando sobre FEMINISMO. Somente com os MOVIMENTOS FEMINISTAS que vamos conseguir com que cada vez mais as mulheres tenham conhecimento dos seus direitos e poderes.

Por todas NÓS, temos que continuar escrevendo e compartilhando textão nas redes sociais.

Precisamos falar sobre feminismo por nós MULHERES que já nascemos violentadas, agredidas e julgadas por uma sociedade machista e patriarcal. 

Precisamos falar sobre feminismo pelas mulheres que são espancadas até desmaiar pelos seus companheiros. Pelas que calam por medo e vergonha. Pelas que denunciam, mas ninguém acredita. PELAS QUE DENUNCIAM E TODOS JULGAM...






Nenhum comentário:

Postar um comentário