O Medo do Novo

31.1.17


É fácil ser forte, corajosa, destemida diante do conhecido. Caminhar por uma segunda vez numa estrada já percorrida nos dá segurança. A gente já vai sabendo onde vai chegar. Vai segurar, sabe onde está cada pedra e cada sombra.

Difícil mesmo é ir sem medo por um caminho nunca visto. Por mais que queiramos ser fortes sempre vai haver insegurança e questionamentos. O desconhecido nos causa isso. Mas, não devemos deixar que o medo do novo nos impeça de seguir e desbravar nossos mundos.

Traçar novos caminhos é permitirmos viver algo novo, diferente daquilo que já vivemos até então. É uma maneira de se renovar, de se arriscar e medir nossa coragem. O mundo pertence aos aventureiros, aos que se permitem conhecer o novo a cada dia.

Se por um lado, caminhar por uma estrada nova nos causa medo e insegurança, por outro lado ele nos mostra outras possibilidades. Outra formar de caminhar, de desviar das pedras e de aproveitar as sombras. Cada novo caminho trás consigo um novo conhecimento para nos acrescentar e que será útil em uma nova caminhada. 

De fato, o destino de um novo caminho é obscuro e incerto. Mas cada vez que nos permitimos dar um passo nesse novo caminho a luz começa a aparecer, a escuridão vai se perdendo e passamos a enxergar todas as possibilidades que ele nos oferece.

O que iremos encontrar no fim da jornada? Não sei! Não sabemos! Mas vai que seja algo incrível, você vai deixar de desbrava-lo só por medo do desconhecido?

E se no final não tiver nada de mais ou nada de bom? Valeu a caminhada, valeu a experiência, valeu o conhecimento. Agora você terá mais uma bagagem para te acompanhar nas novas aventuras e uma história para contar ao próximo peregrino que você encontrar na nova estrada que irá percorrer...




3 comentários:

  1. Fase da minha vida, e de uma galera na luta diária p tentar ser alguém... Vai vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane, a gente sempre se pega diante de novos caminhos. Viver é meio isso. A gente vai andando meio sem saber por onde, tentado chegar em algum lugar bom...

      Excluir
  2. a vida é isso mesmo, é viver sem medo da bagagem que teremos que carregar, e dos caminhos que iremos percorrer .

    ResponderExcluir