O Mundo é Um Moinho, Vai Triturar as Opções do SISU a Pó

25.1.17



"Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho
Vai reduzir as ilusões a pó"

Ninguém descreveu tão bem o mundo quanto Cartola. E em época de SISU suas palavras ficam mais evidentes.

Preste atenção, querida, o SISU lhe abrirá um mundo de possibilidade. ESCOLHA SUA PRIMEIRA OPÇÃO, aparecerá logo de cara. Daí você clica e como mágica “plim” abre uma lista de universidades e cursos disponíveis para você escolher a que quiser.

É um universo lindo com 238.397 vagas em 131 instituições de ensino superior. Durante os quatro dias você muda de curso, de universidade, de cidade. É tudo tão mágico que você realmente acredita em uma igualdade de oportunidade e escolhas. Você consegue uma vaga no curso que sempre sonhou. Mas no último dia, assim como quem não quer nada, o Moinho do Mundo dar as caras e começa a triturar teus sonho.

Aquela vaga que fez teus olhos brilharem fica num Campus que você não tem condições de cursar. As possibilidades começam a ser reduzidas para dentro da microrregião e dos Campis que você pode ir e vir todos os dias. Até se reduzir aos turnos os quais têm transporte disponível.

No fim, 238.397 vagas em 131 instituições de ensino superior será trituradas a meras 350 vagas e duas instituições.

Com muita sorte, talvez o curso que você tanto ama esteja disponível dentro do seu universo real de possibilidades, mas como bem disse o Cartola:

"Preste atenção, querida.
De cada amor tu herdarás só o cinismo.
Quando notares estás à beira do abismo.
Abismo que cavaste com os teus pés."

E o tão sonhado curso que você foi aprovada, cursou e concluiu era só um curso amorzinho, mas sem muitas pretensões trabalhistas. No mundo adulto pós-formado a gente tem contas a pagar, muitas contas... E ai o Moinho do Mundo aparece, porque ele sempre aparece, para uns mais cedo, para outros mais tarde, mas sempre aparece. Tritura teus sonhos tão mesquinhos reduzindo tuas ilusões a pó.

Você então volta pro SISU, mas agora já conhecendo um pouco sobre a vida...


Ah Cartola, por que você tinha que tá tão certo?!

O mundo é realmente um moinho, triturou meus sonhos tão mesquinho, reduziu minhas ilusões a pó.








Nenhum comentário:

Postar um comentário